Curso de Sexto

O curso de Sexto é, no geral, o curso mais aconselhável para a preparação da PNA. Decorrendo ao longo de 13 meses, é o mais recomendado para alunos no último ano da Licenciatura, sem muitas disciplinas pendentes de outros anos. De acordo com o local, o curso tem início no mês de Outubro e decorre até à data da prova.

 

O sistema de estudo baseia-se na criação de memória a longo prazo, através de três fases sucessivas:

  • null

    Fase de Contacto

    Decorre de outubro a maio e é a fase que se compatibiliza normalmente com o sexto ano de medicina. O calendário é individualizado por grupos e adaptado aos exames do sexto ano. O aluno segue um minucioso calendário onde estão programadas todas as atividades: aulas semanais presenciais, simulações, tutorias de grupo e tutorias especiais. As aulas centram-se nos temas básicos e mais frequentes da PNA.

  • null

    Fase de Consolidação I

    É a etapa mais exigente no que respeita ao estudo. Começa a finais de junho, em função dos exames de cada sede, e termina na primeira semana de outubro. Nesta etapa realizam-se as atividades presenciais: aulas semanais centradas nos aspectos mais complexos ou minuciosos do PNA, simulações, tutorias de grupo e trabalho intenso com o Livro Grosso de perguntas PNA.

  • null

    Fase Final

    É a revisão final que se realiza durante as três semanas prévias á PNA. Mantêm-se as simulações semanais e as tutorias especiais pré-PNA.

Para cada fase, os alunos recebem um calendário pormenorizado, onde são descritas todas as atividades a realizar, tanto presenciais como individuais. A equipa de tutores permite ao aluno individualizar este calendário, de forma a adaptá-lo as particularidades do dia-a-dia de cada um, e tem a função de convocar atividades para reforçar o estudo.