MESTRADO EM MEDICINA CLÍNICA (TÍTULO PRÓPRIO) DA UNIVERSIDADE A DISTÂNCIA DE MADRID (UDIMA), EM DECORRÊNCIA DA PREPARAÇÃO PARA O EXAME DA PNA – CURSO APNA 2023
Graças ao convênio realizado entre a Universidade à Distância de Madrid (UDIMA) e o Grupo APNA, alguns dos nossos cursos de preparação para a Prova Nacional de Acesso são reconhecidos como “Mestrado em Medicina Clínica” (Título Próprio)” pela UDIMA.
- Quais cursos são reconhecidos como Mestrado Próprio e de qual tipo?
O reconhecimento aplica-se aos cursos de sexto, celebrados tanto na modalidade “Presencial” como “À distância”. Todos os cursos completos com um mínimo de 8 meses de duração são reconhecidos como Mestrado Próprio equivalente a 60 créditos ECTS. O reconhecimento só é válido para um curso APNA. Por exemplo, se algum aluno repete durante dois anos o curso, não poderá por ele pedir o Mestrado duas vezes, ou somar os meses de 2 cursos não completos para alcançar os 8 meses. Apenas é suscetível de reconhecimento um único curso completo.
O Curso Intensivo e o Curso de Sprint têm uma duração inferior aos oito meses e, por tanto, não são suscetíveis de reconhecimento como Mestrado.
- Quais as vantagens de se solicitar este reconhecimento?
Terás um título próprio de uma universidade que poderás apresentar no teu currículo.
- Quais são os requisitos para obter o Mestrado Próprio?
Além de teres realizado um curso de preparação para a PNA com a APNA (mínimo de 8 meses de duração), para obteres o Mestrado também deverás cumprir outros requisitos:
- Estar na posse de um Título Médico válido na União Europeia, conforme o Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), ou título de países fora do EEES, que se encontre reconhecido ou homologado por autoridades educativas Espanholas. Também é possível obtê-lo sem a necessidade de estar homologado pelas autoridades espanholas, mas neste caso deverá tratar-se de um título que capacite para o exercício da Medicina no país de origem, devendo-se demostrar esse término com documentos oficiais legalizados mediante apostila de Haia.
- Ter realizado um curso completo daqueles que são reconhecíveis.
- No caso de alunos Presenciais, deverão ter assistido à 90% das atividades presenciais. Se não ultrapassarem este percentil, será requisitada a devida justificativa das ausências.
- Como ocorre com qualquer título universitário, a sua obtenção está condicionada à aprovação numa correspondente avaliação. No nosso caso, os alunos deverão realizar ao menos 80% dos exames de simulação do correspondente curso (16 exames de simulação de um total de 20 no curso APNA 2022) e obterem aprovação em 40% dos mesmos (8 no curso APNA 2022). Para todos os efeitos, considerar-se-á aprovado o exame de simulação que conte com 40 pontos netos mínimos. Esta pontuação se verificaria através da aplicação da APNA, pelo que é condição indispensável que o aluno tenha ao menos 80% dos simulados (16) descarregados na aplicação. A avaliação e os percentis referidos se aplicam somente aos exames de simulação correspondentes ao curso que se reconhece, não computando-se os de cursos anteriores. A mencionada avaliação para obter o Mestrado Próprio se produzirá sem a necessidade de o aluno alcançar ou não êxito na Prova Nacional de Acesso.
- Fase de repescagem: os alunos que não tenham descarregado alguns dos exames de simulação quando da finalização do curso, contarão com um prazo adicional para descarregarem os exames de simulação que estejam a faltar e poderão optar assim por uma avaliação final – cuja data se anunciará a cada ano. Com a autocorreção da aplicação eles mesmos poderão comprovar, no mesmo momento, se foram aprovados nesta última avaliação.
- Como e quando posso solicitar que os meus estudos APNA sejam reconhecidos como Mestrado Próprio em Medicina pela UDIMA?
O convênio realizado entre a APNA e a UDIMA contempla o trâmite do Mestrado Próprio mediante reconhecimento posterior, o que significa dizer que, uma vez finalizado o curso de preparação da APNA e depois de que se comprovem que os alunos tenham comprovado os requisitos e tenham sido aprovados na avaliação assinalada no apartado anterior. Portanto, nos meses posteriores à finalização do curso, nos colocaremos em contacto com os alunos que alcançaram os requisitos e daremos a eles o conhecimento sobre os detalhes do procedimento, os prazos e os preços exatos vigentes em cada convocatória. Também contactaremos os alunos que poderão participar da “fase de repescagem” para informar-lhe do prazo do qual irão dispor para descarregar na aplicação os exames de simulação que os falte para optarem pela última avaliação.
5.Qual é o preço do reconhecimento do meu curso APNA como Mestrado em Medicina Clínica (Titulo Próprio)?
De acordo com o sistema universitário espanhol, o preço da expedição de título próprio e da gestão do correspondente registo escolar não está incluído no valor das propinas das disciplinas pagas à época pelo aluno. Portanto, o aluno que opte por solicitar o título deverá pagar o pelo mesmo, que tem valor diferente em vigor a cada ano.
O referido preço, juntamente com o detalhamento do procedimento, será informado aos alunos no Guia do Mestrado que eles receberão na abertura do período de inscrição (após o término do curso APNA). De modo exemplificativo, o preço cobrado oscila atualmente entre 225 e 250 euros, em conformidade com a normativa da UDIMA que podes consultar aqui.

