Para quem?

O Master em Tricologia e Transplantes Capilares destina-se a licenciados em Medicina (com ou sem especialização em MIR).

Objetivo do mestrado

O principal propósito deste Master é proporcionar aos estudantes uma formação universitária de pós-graduação em micro enxertos capilares. Adquirir um conhecimento amplo e avançado das diferentes técnicas e procedimentos de micro enxerto, não só a nível teórico, mas fundamentalmente a nível prático, com práticas que aumentam progressivamente em complexidade até que as técnicas de micro enxerto sejam realizadas em pacientes reais. Também tratará das chaves para a prática e gestão da clínica privada.

Docência

Metodologia

Este é um curso de aprendizagem mista, eminentemente prático e participativo. As aulas práticas serão realizadas em pequenos grupos, e os alunos poderão opcionalmente repetir os procedimentos numa data posterior. A metodologia teórica consistirá na visualização de aulas online gravadas. As aulas práticas serão presenciais com workshops práticos, alternando com tutoriais e seminários de streaming.

Uma grande parte das aulas práticas será presencial, para que os estudantes que desejem participar em pequenos grupos, sujeitos a reserva prévia, o possam fazer. Estas aulas/práticas também serão registadas, tanto para aqueles que não podem assistir pessoalmente, como para posterior consulta e revisão.

Será dada ao aluno a oportunidade de continuar a praticar depois e repetir os procedimentos em casa, uma vez que as avaliações do trabalho prático serão realizadas continuamente, a fim de garantir que o aluno termina o master com as competências necessárias para se desenvolver profissionalmente no mundo do micro enxerto capilar.

O curso está dividido num total de 10 módulos, após os primeiros 9 módulos o aluno terá de fazer um exame online (um exame por módulo). Todos os meses haverá pelo menos um tutorial de streaming com um professor para resolver dúvidas e avaliar o progresso dos alunos.

No final dos 9 módulos teórico-práticos, os alunos devem passar o último módulo realizando um projeto final de master (módulo X) sobre um tema proposto pela equipa docente.

 

 

Conteúdo do Mestrado

Os conceitos gerais serão revistos. Iremos discutir a anatomia e fisiologia do folículo piloso e a regulação do crescimento do cabelo. Aprenderemos como fazer uma história médica correta e também como avaliar em detalhe tanto o local doador como o local recetor, ambos passos chave para fazer um bom diagnóstico.

Nestas aulas trataremos das principais patologias do couro cabeludo e do seu tratamento, e abordaremos em profundidade todos os tipos de alopecia e displasia existentes, as suas características diferenciais, etiologia, desenvolvimento, diagnóstico e os principais tratamentos atualmente disponíveis.

Este módulo abarcará os principais tratamentos médico-estéticos atualmente disponíveis, tais como mesoterapia capilar, tratamento laser de baixa potência, tratamentos com PRP e células estaminais e cosmetologia capilar e suplementação oral.

Os diferentes anestésicos locais, as suas características farmacocinéticas e dose máxima serão revistos, e os diferentes bloqueios locorregionais a nível facial e periférico serão também discutidos. Trataremos de como resolver as emergências que possam surgir na prática diária da Medicina Estética, como agir em cada caso e como deve ser o kit de primeiros socorros numa clínica de cuidados capilares.

O planeamento e conceção de um transplante, fases de transplante capilar e fatores que condicionam a sobrevivência dos enxertos, os dispositivos e material necessário para realizar um transplante e todas as técnicas de transplante capilar existentes serão abordados em profundidade: FUE, NON SHAVEN e FUSS.

Nesta secção iremos desenvolver o início de uma unidade de tricologia e cirurgia capilar e iremos rever quais são os fatores de negócio a ter em conta para o nosso negócio funcionar.

Gerir um negócio pode ser difícil para o médico, uma vez que não estamos familiarizados com técnicas de marketing. Iremos rever os princípios básicos que precisamos de saber para fazer o nosso negócio funcionar e aprender como tirar fotografias adequadamente antes e depois dos tratamentos de uma forma estruturada e reprodutível.

  1. Comunicação

Uma parte fundamental do trabalho de um médico é transmitir o seu trabalho ao resto da comunidade científica e ao público em geral, por isso é importante saber qual a mensagem a transmitir e como estruturá-lo. Aprenderemos sobre investigação específica em tricologia, vocabulário em inglês e divulgação científica nos meios de comunicação social.

Os pacientes que solicitam um serviço de Transplante Capilar procuram resultados, pelo que devemos estar atentos aos aspetos legais da nossa profissão. Para além disso, abordaremos a gestão do paciente do ponto de vista psicológico: diagnóstico e gestão terapêutica dos principais distúrbios psiquiátricos relevantes para a consulta de Transplante Capilar.

Uma vez concluídos todos os módulos, os estudantes devem escrever uma tese final de master demonstrando os conhecimentos adquiridos e a sua capacidade de os traduzir para um artigo científico. A matéria será escolhida e atribuída a cada aluno pelos professores do aluno. Durante o curso o aluno será informado dos detalhes para a conclusão do TFM. Informação detalhada no guia do curso

Tutoriais, estágios e workshops