Simulações

Porque o modelo da PNA é tão diferente dos habituais exames da faculdade, é fundamental que os alunos não estudem apenas as matérias, mas que também estudem a melhor técnica para a prova. As simulações constituem uma parte fundamental da preparação para a PNA, estando presentes desde os primeiros meses até uma semana antes do exame.

 

Na APNA, desde o início do curso que as simulações se realizam em condições semelhantes às do dia da prova, para que o aluno aprenda a lidar com as dificuldades e desafios que a realização da prova podem trazer. Para melhorar o nível de preparação dos nossos alunos, incluímos também algumas simulações com nível de dificuldade acrescido, provocado por erros de impressão ou maquetização, sempre com o objetivo de “normalizar” a realização da prova. No total, a APNA realiza mais de 20 simulações durante a preparação da prova, às quais acresce ainda a possibilidade de cada aluno gerar novos simulacros da PNA na plataforma do aluno.

 

No entanto, a importância das simulações para o método PNA não reside apenas na sua realização, mas também na sua correção. Para isso, a plataforma digital da APNA permite que o aluno veja a correção do professor, com perguntas comentadas, recursos visuais e textuais que facilitam a compreensão das perguntas. Depois de cada exame, as perguntas mais relevantes são também comentadas pelos nossos tutores. A qualquer momento, os alunos podem ainda expor as suas dúvidas no fórum APNA, onde o objetivo é a partilha de informação entre alunos e professores.

Os seguintes documentos sobre o exame PNA foram divulgados pelo Ministério da Saúde: