Habilidades para a PNA

Gestão do tempo

O uso correto do tempo dedicado a responder a cada pergunta é uma das capacidades fundamentais para todos aqueles que realizam a PNA. A prova tem a duração de 4 horas, divididas em 2 partes por um intervalo – o que torna o tempo num fator crucial para o sucesso do aluno. O objetivo é que cada um consiga fazer a melhor gestão possível do tempo, e para isso é fundamental:

  • Realizar o maior número de simulações possível, em condições o mais realistas possíveis, de forma a “normalizar” a realização da prova;
  • Dominar o tempo , controlando o tempo aproximado por pergunta e reservando sempre o tempo suficiente para passar as perguntas à folha de respostas;
  • Utilização do simulador online, para alunos com mais dificuldades no controlo do tempo. Ao incorporar dois relógios, um para o tempo parcial de cada pergunta e outro para o tempo global do exame, o simulador online funciona como um apoio extra.

Perguntar Duvidando

Questionar como prática clínica habitual – este é um dos princípios que rege o método APNA e que dita o sucesso de qualquer aluno que pretenda realizar a prova.

Memória a longo prazo

No método APNA, a preparação dos alunos centra-se também em “plastificar ao máximo as sinapses cerebrais”, com o objetivo de desenvolver uma memória duradoura, a longo prazo. Na APNA, acreditamos que a divisão do estudo em 4 fases é uma garantia de sucesso no domínio da prova, na medida em que permite ao aluno consolidar a memorização dos vários temas.