Mestrado em Medicina Clínica

MESTRADO EM MEDICINA CLÍNICA (TÍTULO PRÓPRIO) DA UNIVERSIDADE A DISTÂNCIA DE MADRID (UDIMA), EM DECORRÊNCIA DA PREPARAÇÃO PARA O EXAME DA PNA – CURSO APNA 2021

Graças ao convênio realizado entre a Universidade à Distância de Madrid (UDIMA) e o Grupo APNA, alguns dos nossos cursos de preparação para a Prova Nacional de Acesso são reconhecidos como “Mestrado em Medicina Clínica” (Título Próprio)” pela UDIMA.

 

  1. Quais cursos são reconhecidos como Mestrado Próprio e de qual tipo?

O reconhecimento aplica-se aos cursos de sexto, celebrados tanto na modalidade “Presencial” como “À distância”. Todos os cursos completos com um mínimo de 8 meses de duração são reconhecidos como Mestrado Próprio equivalente a 60 créditos ECTS. O reconhecimento só é válido para um curso APNA. Por exemplo, se algum aluno repete durante dois anos o curso, não poderá por ele pedir o Mestrado duas vezes, ou somar os meses de 2 cursos não completos para alcançar os 8 meses. Apenas é suscetível de reconhecimento um único curso completo.

O Curso Intensivo e o Curso de Sprint têm uma duração inferior aos oito meses e, por tanto, não são suscetíveis de reconhecimento como Mestrado.

  1. Quais as vantagens de se solicitar este reconhecimento?

Terás um título próprio de uma universidade que poderás apresentar no teu currículo.

  1. Quais são os requisitos para obter o Mestrado Próprio?

Além de teres realizado um curso de preparação para a PNA com a APNA (mínimo de 8 meses de duração), para obteres o Mestrado também deverás cumprir outros requisitos:

  • Estar na posse de um Título Médico válido na União Europeia, conforme o Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), ou título de países fora do EEES, que se encontre reconhecido ou homologado por autoridades educativas Espanholas. Também é possível obtê-lo sem a necessidade de estar homologado pelas autoridades espanholas, mas neste caso deverá tratar-se de um título que capacite para o exercício da Medicina no país de origem, devendo-se demostrar esse término com documentos oficiais legalizados mediante apostila de Haia.
  • Ter realizado um curso completo daqueles que são reconhecíveis.
  • No caso de alunos Presenciais, deverão ter assistido à 90% das atividades presenciais. Se não ultrapassarem este percentil, será requisitada a devida justificativa das ausências.
  • Como ocorre com qualquer título universitário, a sua obtenção está condicionada à aprovação numa correspondente avaliação. No nosso caso, os alunos deverão realizar ao menos 80% dos exames de simulação do correspondente curso (16 exames de simulação de um total de 20 no curso APNA 2021) e obterem aprovação em 40% dos mesmos (8 no curso APNA 2021). Para todos os efeitos, considerar-se-á aprovado o exame de simulação que conte com 40 pontos netos mínimos. Esta pontuação se verificaria através da aplicação da APNA, pelo que é condição indispensável que o aluno tenha ao menos 80% dos simulados (16) descarregados na aplicação. A avaliação e os percentis referidos se aplicam somente aos exames de simulação correspondentes ao curso que se reconhece, não computando-se os de cursos anteriores. A mencionada avaliação para obter o Mestrado Próprio se produzirá sem a necessidade de o aluno alcançar ou não êxito na Prova Nacional de Acesso.
  • Fase de repescagem: os alunos que não tenham descarregado alguns dos exames de simulação quando da finalização do curso, contarão com um prazo adicional para descarregarem os exames de simulação que estejam a faltar e poderão optar assim por uma avaliação final – cuja data se anunciará a cada ano. Com a autocorreção da aplicação eles mesmos poderão comprovar, no mesmo momento, se foram aprovados nesta última avaliação.
  1. Como e quando posso solicitar que os meus estudos APNA sejam reconhecidos como Mestrado Próprio em Medicina pela UDIMA?

O convênio realizado entre a APNA e a UDIMA contempla o trâmite do Mestrado Próprio mediante reconhecimento posterior, o que significa dizer que, uma vez finalizado o curso de preparação da APNA e depois de que se comprovem que os alunos tenham comprovado os requisitos e tenham sido aprovados na avaliação assinalada no apartado anterior. Portanto, nos meses posteriores à finalização do curso, nos colocaremos em contacto com os alunos que alcançaram os requisitos e daremos a eles o conhecimento sobre os detalhes do procedimento, os prazos e os preços exatos vigentes em cada convocatória. Também contactaremos os alunos que poderão participar da “fase de repescagem” para informar-lhe do prazo do qual irão dispor para descarregar na aplicação os exames de simulação que os falte para optarem pela última avaliação.

5.Qual é o preço do reconhecimento do meu curso APNA como Mestrado em Medicina Clínica (Titulo Próprio)?

De acordo com o sistema universitário espanhol, o preço da expedição de título próprio e da gestão do correspondente registo escolar não está incluído no valor das propinas das disciplinas pagas à época pelo aluno. Portanto, o aluno que opte por solicitar o título deverá pagar o pelo mesmo, que tem valor diferente em vigor a cada ano.

O referido preço, juntamente com o detalhamento do procedimento, será informado aos alunos no Guia do Mestrado que eles receberão na abertura do período de inscrição (após o término do curso APNA). De modo exemplificativo, o preço cobrado oscila atualmente entre 225 e 250 euros, em conformidade com a normativa da UDIMA que podes consultar aqui.