A AMIR nasceu em 2006 com a filosofia de ser uma Academia diferente, criada exclusivamente por médicos para formar médicos, totalmente focada em oferecer uma preparação de qualidade e ajudar os estudantes numa etapa tão relevante do seu percurso profissional.

O primeiro objectivo fundamental que a AMIR se propõe atingir é centralizar o estudo da Miricina, aqueles conceitos que são relevantes para o MIR, ajudar o estudante a inter-relacionar todas as matérias que estudou anteriormente de forma independente e conseguir aplicar toda a teoria aprendida a casos mais práticos e reais, tais como os que serão encontrados no exame e na sua prática clínica habitual. O segundo objectivo é formar o aluno na técnica de exame MIR, que inclui estratégias e sistemas específicos e essenciais a fim de alcançar o melhor resultado possível.

Para atingir estes objectivos, a AMIR estabeleceu a sua própria metodologia capaz de gerar uma memória a longo prazo com uma organização em quatro fases de estudo.
Os manuais – que são produzidos a fim de aproveitar ao máximo o tempo de estudo e evitar a necessidade de qualquer outro material externo – e as aulas – seguindo uma dinâmica prática e dadas por uma equipa docente escrupulosamente escolhida – são os elementos fundamentais e a base da preparação do MIR.

Do ponto de vista da técnica de exame, a AMIR oferece como ferramenta fundamental a realização do maior número possível de simulações, algo que permite ao estudante enfrentar o dia do exame como se fosse apenas mais uma “simulação”. Finalmente, o ADN da AMIR também inclui inovação e aperfeiçoamento contínuos, com uma vasta gama de ferramentas e recursos digitais que ajudam e completam a formação.

Mas a AMIR é muito mais do que isso. É uma grande família de médicos com uma filosofia próxima, na qual consideramos essencial que os nossos alunos se sintam parte da equipa, apoiados e apoiados de forma personalizada, mesmo que seja num momento e num ambiente de grande procura, como a preparação para o exame MIR. Para tal, toda a equipa trabalha incansavelmente para responder a qualquer necessidade dos estudantes.

Todos os profissionais têm feito parte da AMIR, primeiro como estudantes, depois como tutores e professores e continuam a trabalhar a partir do hospital para continuar a formar novos médicos, os futuros residentes. É uma cadeia de informação e conhecimento em que não só se transmite conhecimento, mas também valores como a paixão pela profissão, a possibilidade de lutar pelo mesmo objectivo sem se sentir só, e a confiança em si próprio e nas suas capacidades.

A AMIR acompanha todos os nossos estudantes durante e após o seu MIR, e procura deixar uma marca permanente nas suas carreiras profissionais como médicos.