PNA Portugal

Decorreu ontem a primeira edição da Prova Nacional de Acesso em Portugal. Pela primeira vez, alunos de Medicina de todo o país juntaram-se nas várias sedes PNA para fazer o exame que pode determinar a sua carreira. Para que não te falte nada, nós reunimos todas as questões e damos-te acesso à prova em primeira mão.

ESTRUTURA GERAL DO EXAME

A estrutura do exame correspondeu ao esperado, com um total de 150 perguntas, distribuídas equitativamente em duas partes. Existiam três versões: A, B e C que continham as mesmas questões distribuídas de forma diferente, ou seja, a pergunta 1 do teste A correspondia, a título de exemplo, às questões 30 e 45 dos teste B e C, respetivamente.
 
Cada parte do exame teve a duração de 120 minutos, com uma pausa de 75 minutos. As perguntas não foram agrupadas por temas de especialidade, havendo aleatorização da ordem seguida. Por exemplo, a primeira questão remetia a temas de Cardiologia, enquanto que as seguintes diziam respeito a temas de Pediatria e Ortopedia, e por aí em diante.
 
Uma particularidade deste exame é que, ao contrário do previsto tendo em conta o contemplado pela matriz publicada, não existiram perguntas com imagens. No entanto, não podemos especular que o mesmo aconteça no próximo ano, uma vez que a possibilidade de serem incluídas imagens está explicitamente elencada em Decreto-Lei.
 
BREVE DESCRIÇÃO DO INÍCIO DO EXAME:
 
A porta da sala é aberta 75 minutos antes da hora do início da prova. O local está dividido por zonas com mesas e não é realizada chamada. Os alunos são apenas encaminhados para zona respetiva, sendo esta distribuição feita por ordem alfabética. Podem fazer-se acompanhar de água, comida, canetas (preferencialmente que escrevam a preto). Os restantes pertences, incluindo casacos, mochilas, malas, telemóveis, são colocados num local não acessível durante o exame. Só é permitido ficar na posse dos casacos que permanecerem vestidos durante a prova, uma vez que não é autorizado que existam casacos pendurados na cadeira.
 
O telemóvel tem que estar desligado durante todo o exame. A distribuição pelos lugares não é predefinida, os alunos podem escolher a mesa, desde que na zona que lhes havia sido previamente atribuída. Depois de se sentarem, devem colocar os documento de identificação em cima da mesa. Neste momento é distribuída a folha de instruções e a folha de respostas. De seguida, os delegados da PNA passam por todas as mesas e confirmam a identificação. Não é fornecida folha de rascunho. Os enunciados são distribuídos 10 minutos antes do início do exame, mas devem permanecer virados para baixo. Todos os alunos começam a prova ao mesmo tempo.
 
BREVE DESCRIÇÃO DE COMO SE PROCESSA DURANTE O EXAME:
Apesar de poderem colocar dúvidas estas não serão respondidas, salvo em situações muitíssimo excecionais. Podem solicitar para ir à casa de banho, sendo que serão acompanhados por um assistente. Deverá haver silêncio absoluto durante o decorrer de todo o exame. Podem beber água e comer um snack. São informados do tempo 10 minutos antes de terminar, para que possam preencher a folha de respostas.
 

BREVE DESCRIÇÃO DA PAUSA NO EXAME:

Durante a pausa, os alunos têm liberdade para fazerem o que quiserem; podem ficar dentro do espaço, sair para a rua, falar com os colegas, fumar, comer ou beber, ir à casa de banho, entre outras coisas. Terão acesso aos pertences deixados inicialmente, incluindo ao telemóvel, que pode ser ligado apenas durante esse período.

BREVE DESCRIÇÃO DO FINAL DO EXAME:

Os alunos são informados 10 minutos antes do tempo terminar. Uma vez findo o tempo não é possível escrever mais nada, mesmo que seja apenas o nome no cabeçalho – salienta-se a importância de assegurar que esses detalhes tão importantes são feitos logo no início. Os alunos podem ficar com o enunciado, folha de instruções e dados laboratoriais. Um assistente confirmará se a vossa identificação corresponde à escrita na folha de respostas.

Consulta os documentos aqui:

A1

 

B1

 

C1

 

A2

 

B2

 

C2

 

Chave-provisoria-PNA-2019

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

one × 3 =

Publicar comentário